
Uma previsão de tempo gélido levou o médico de saúde de Toronto a emitir um alerta para a vaga de frio que já está a afetar a cidade.
A Environment Canada está a apontar para máximas entre os -7 e -10 ºC, com uma sensação térmica (associado o fator vento) a rondar os -20 ºC.
O tempo mais ameno não deverá chegar a Toronto antes do início da próxima semana e o alerta estará em vigor até novo aviso.
Quando um alerta de vaga de frio é emitido, a cidade oferece vários serviços adicionais relacionados com o tempo frio e adiciona espaços de abrigo extra para os sem-abrigo. Dois espaços (drop-in) para o tempo frio também estão abertos 24 horas por dia entre 15 de dezembro e 28 de fevereiro.
A cidade emite as seguintes dicas para os residentes durante um alerta de frio extremo:
– Vestir várias camadas de roupa, certificando-se de que a camada externa é à prova de vento, e cobre a pele exposta;
– Usar um gorro, luvas quentes ou luvas e botas quentes;
– Manter-se seco. O risco de hipotermia é muito maior se estiver molhado;
– Escolher tecidos de lã ou tecidos sintéticos para as suas roupas em vez de algodão, porque o algodão não mantém a pessoa aquecida quando fica molhado;
– Procurar abrigo se passar longos períodos fora. Dependendo da sensação térmica associada ao fator vento, a pele exposta pode congelar em minutos;
– Beber líquidos quentes, em vez de álcool;
– Aquecer-se, fazendo pausas regulares em edifícios aquecidos quando aproveitar as atividades de inverno no exterior;
– Considerar a possibilidade de reprogramar atividades ao ar livre, ou limitar o tempo ao ar livre, durante temperaturas mais frias, especialmente se estiver muito vento;
– Aquecer a sua casa a pelo menos 21ºC se estiverem presentes crianças ou idosos;
– Ligar (a) ou visitar amigos vulneráveis, vizinhos e familiares para garantir que eles não estão a enfrentar quaisquer dificuldades relacionadas com o tempo severo.
Fonte: CP24