ALEMANHA APOIARÁ PORTUGAL EM QUALQUER CENÁRIO

merkel

merkelA garantia foi dada esta terça-feira pela chanceler alemã. Angela Merkel após um encontro com o primeiro-ministro Pedro Passos Coelho, em Berlim, afirmou que a Alemanha vai apoiar Portugal qualquer que seja a forma que o Governo escolha para sair do programa de assistência financeira.
Após um almoço de trabalho de cerca de uma hora, dominado pela conclusão do programa de assistência a Portugal, prevista para 17 de maio, Passos Coelho indicou que teve oportunidade de comunicar à chanceler que o Governo não tomou ainda uma decisão quanto aos termos em que irá sair desse programa, tendo Merkel afirmado que compreende que Portugal espere até mais perto da data para decidir.
A chanceler insiste que Portugal está no bom caminho, com um crescimento melhor que o previsto e que é mérito de quem levou a cabo as reformas, num contexto que admitiu ser difícil para os cidadãos mas que, sustentou, começa a produzir frutos.
Quanto ao pós-‘troika’, a grande prioridade indicada por Merkel inclusivamente no apoio que deve ser prestado a Portugal também a nível europeu, é o de criar emprego e combater o desemprego jovem, manifestando-se confiante de que, em breve, também o mercado de trabalho vai sentir os efeitos do crescimento económico.