Alek Minassian declarado culpado

Foto: CM
Foto: CM

Alek Minassian foi declarado culpado de todas as 26 acusações. Minassian é responsável de matar 10 pessoas e ferir outras 16 num ataque mortal com uma carrinha van, numa calçada de Toronto, em abril de 2018.

O veredito saiu. Alek Minassian é considerado culpado das 10 acusações de homicídio em primeiro grau e de 16 na forma tentada. A leitura do veredito foi transmitida ao vivo através do YouTube.

O julgamento foi conduzido remotamente devido às restrições pandémicas, que não permitem mais de 10 pessoas no mesmo espaço fechado. A juíza Anne Molloy leu a decisão fora do tribunal.

A audiência apenas contou com o arguido, o funcionário de justiça, os advogados representantes do Governo federal e de defesa, e as testemunhas do caso.

Minassian declarou-se inocente em todas as acusações. A defesa do arguido pediu que o acusado não fosse criminalmente responsável pelo ataque, devido a um transtorno do espectro do autismo. Um pedido recusado pela acusação.

A 23 de abril de 2018, Alek Minassian, na altura com 27 anos, alugou uma carrinha branca e conduziu-a contra um grupo de 26 pessoas, causando 10 mortos e 16 feridos.

Minassian, que admite ter planeado o ataque fatal, confessou aos detetives que o fez por vingança contra o sexo feminino. O arguido disse ter sido rejeitado e ridicularizado por certas mulheres.

A sentença ainda está por definir.