ALEK MINASSIAN COMPARECE EM AUDIÊNCIA VIRTUAL

Fotos: Observador (foto de perfil) / CTV News
Fotos: Observador (foto de perfil) / CTV News

Alek Minassian, acusado de matar 10 pessoas num ataque automóvel no centro de Toronto, compareceu esta quinta-feira, dia 22, virtualmente numa sessão do tribunal.

O homem que está acusado do homicídio de 10 pessoas, e da tentativa de homicídio a outras 16, compareceu na quinta-feira, dia 22 de outubro, numa audiência virtual, numa altura em que se aproxima o seu julgamento.

Em 2018, Alek Minassian, de 27 anos, alugou uma carrinha branca e conduziu-a contra um grupo de 26 pessoas, causando 10 mortos e 16 feridos.

O arguido, que admite ter planeado o ataque fatal que chocou o Canadá, afirma ter “completado a sua missão” como parte de uma rebelião incel.

O movimento incel é uma filosofia que culpabiliza as mulheres pelo celibato involuntário de alguns homens, e Minassian atesta ter sido rejeitado e ridicularizado por certas mulheres.

O arguido enfrenta, assim, 10 acusações de homicídio em primeiro grau e 16 acusações de homicídio na forma tentada.

Com julgamento marcado para começar dia 9 de novembro, o tribunal está a trabalhar na logística da audiência. De acordo com a juiz Anne Molloy, existe um limite de 10 pessoas presentes no tribunal.

No entanto, o procurador-geral da cidade admite que o julgamento pode ser realizado através da plataforma Zoom, possibilitando, assim, às famílias e ao público em geral, a assistir à audiência.