

O primeiro-ministro de Alberta, Jim Prentice, convocou uma eleição provincial para o dia 5 de maio, noticiou a Canadian Press.
“É preciso fazer escolhas difíceis e a nossa província precisa de um plano realista para os desafios imediatos que enfrentamos e também para o longo prazo”, disse Prentice aos simpatizantes, durante uma conferência de imprensa realizada na terça-feira.
“Eu estou a pedir aos Albertenses um mandato para implementar as mudanças que esta província tanto necessita.”
A campanha vai, por certo, concentrar-se no momento difícil que a economia de Alberta enfrenta.
O colapso do preço do petróleo, principal fonte de receita da província, deverá causar um défice de 5 biliões de dólares este ano.
Os Albertenses esperavam votar no início do próximo ano, uma vez que a província tem uma lei de eleições-fixas, mas Prentice – que tem o direito de convocar uma eleição a qualquer momento – disse que ele precisa de um mandato para implementar o seu plano para sair do ciclo orçamental difícil.
Na maioria das províncias, um partido que enfrenta o voto popular, durante tempos económicos desafiadores, quase sempre tem uma tarefa difícil pela frente. Mas estamos a falar de Alberta, onde os Progressistas Conservadores conservam 70 dos 87 assentos na legislatura. Estes esperam formar a 13ª maioria consecutiva do governo desde 1971.
