Alberta altera proposta de referendo separatista após oposição indígena

Foto: Facebook Danielle Smith

O Governo de Alberta introduziu alterações de última hora na controversa proposta de legislação, declarando que nenhuma pergunta de referendo sobre a separação poderá ameaçar os atuais direitos das Primeiras Nações.

O Governo da premier Danielle Smith está a trabalhar para baixar consideravelmente o limiar que permite a realização de referendos iniciados pelos cidadãos, incluindo a questão de saber se a província se deve separar do Canadá.

O projeto de lei proposto pelo seu Governo ainda não se tornou lei, mas tem sofrido reações negativas por parte dos líderes indígenas desde a sua apresentação na Câmara, há mais de duas semanas.

O ministro da Justiça, Mickey Amery, disse a 14 de maio que o Governo ouviu as preocupações das Primeiras Nações.

No entanto, os líderes das Primeiras Nações afirmam que a emenda não tem significado e que é necessário destruir o projeto de lei proposto.

A premier Smith disse que não apoia a separação da sua província do Canadá, mas que a proposta surgiu porque os albertenses têm queixas genuínas com o Governo federal, e ela quer concessões do primeiro-ministro.

Smith enviou uma carta aos líderes das Primeiras Nações com apelo a que ajudem a pressionar diretamente Ottawa no sentido de obter uma “parte justa” do financiamento federal para Alberta.