Ainda não foi desta, Ana

Correio da Manhã Canadá

É o mais apropriado título. Porquê ainda? Ana Bailão é jovem, dinâmica e pela perseverança que demonstra vai continuar a lutar pelos cidadãos de Toronto. Ela que se diz apaixonada pela cidade que a acolheu desde os seus 15 anos. Os luso-canadianos sonharam com este “título” que quase parecia um jogo de futebol. A vitória foi para Olivia Chow, que agora toma conta dos destinos da Câmara Municipal da cidade mais populosa do Canadá.

Mesmo para os luso-canadianos, a Ana Bailão representa um orgulho que nos enche a alma. A Ana representou na campanha cada um de nós, mesmo que não soubesse quem éramos. Sentimos, quiçá, que ela nos daria voz em Toronto, assim como o fez enquanto era vereadora municipal.

Mais importante do que a nacionalidade é a história de vida desta cidadã do mundo. A Ana é uma inspiração para muitos dos nossos leitores que estão no Canadá, nem há um ano. A Ana Bailão começou por trabalhar nas limpezas quando saiu da pobreza de Portugal. Foi esse começo que a levou a chegar a vereadora e a ser uma das maiores conselheiras de John Tory, o antigo presidente da Câmara de Toronto. Desta vez a ‘mayor of Toronto’ é Olivia Chow.

Agora preparamo-nos para as celebrações do Dia do Canadá que se aproxima. Também a CMCTV prepara o seu sexto aniversário!

Quando o sol nascer na manhã de 1 de julho, as cidades do Canadá começam a ganhar vida com decorações vibrantes. Bandeiras canadianas que adornam todos os cantos e bandeiras coloridas com folhas de ácer esvoaçam ao sabor da brisa. Os artesãos locais montam stands, mostrando o seu artesanato e criações, enquanto os músicos afinam os seus instrumentos em preparação para as festividades.

O dia começa com um animado desfile que percorre as principais artérias das cidades. As pessoas alinham-se nos passeios, aplaudindo e agitando bandeiras à medida que os carros alegóricos passam, cada um representando um aspeto único da herança canadiana. Há expositores com figuras históricas, culturas indígenas e símbolos da beleza natural do país.

Após o desfile, as principais cidades canadianas tornam-se o centro das atividades. O dia 1 de julho é um dos melhores momentos para apreciar as liberdades, as oportunidades e os valores partilhados que o Canadá oferece.

Feliz Dia do Canadá! E, já agora, obrigado, uma vez mais, Ana Bailão por representares a tua pátria!