
Bruxelas, 25 set (Lusa) — A secretária de Estado dos Assuntos Europeus saudou hoje, em Bruxelas, o “voto maioritário alemão na Europa”, mas considerou que ainda é muito cedo para perceber o que poderá ser o quarto mandato da chanceler Angela Merkel.
“Está tudo em aberto ainda, ainda é muito cedo para fazer comentários sobre o que é que a senhora Merkel vai poder fazer e quando é que vai poder fazer. Vai depender também muito dos lugares que forem negociados, quem será o próximo ministro das Finanças, quem será o ministro das Relações Exteriores… Está tudo muito ainda em aberto”, disse Ana Paula Zacarias, no dia seguinte às eleições na Alemanha.
A secretária de Estado, que representou hoje Portugal num Conselho de Assuntos Gerais da União Europeia, participando de seguida numa conferência sobre o futuro das finanças da UE, escusou-se a traçar cenários sobre a futura coligação que governará a Alemanha, da qual os socialistas (SPD) já anunciaram que não farão parte, e, questionada sobre se um Governo com os Liberais será mais difícil para os argumentos dos países do sul, insistiu que ainda é cedo.
