AICEP PROMOVE AÇÃO “ABC MERCADO CANADÁ” E SUBLINHA IMPORTÂNCIA DA COMUNIDADE PORTUGUESA

LOGO AICEPIncrementar o comércio e o investimento entre Portugal e o Canadá foi o desafio lançado pela AICEP – Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, durante as ações promovidas, esta semana, nas cidades de Lisboa e Porto
Em duas sessões gratuitas, com uma vasta audiência, a AICEP abordou numa perspetiva multissetorial, questões de interesse crucial para as empresas portuguesas que pretendem iniciar ou desenvolver negócios com o Canadá.
Raul Travado, representante da AICEP em Toronto, foi o orador principal da iniciativa, onde partilhou a sua experiência no terreno, dando a conhecer as oportunidades que o Canadá oferece, destacando entre várias questões a importância da proximidade das empresas portuguesas à Comunidade Luso-Canadiana e a implementação do CETA – Acordo Económico e Comercial Global Canadá–União Europeia (prevê a eliminação de 99% das tarifas alfandegárias canadianas, abrangendo vários setores).
As relações comerciais Portugal-Canadá possuem um enorme potencial e ainda muitas oportunidades por explorar, sublinhando Raul Travado que “o Canadá é um parceiro tradicional de Portugal, apresentando o comércio bilateral de bens e serviços um saldo favorável ao nosso país. No período de 2010-2014 as nossas exportações registaram um aumento médio de 10,4% e, em 2014, um acréscimo de 21%, existindo no último ano mais de 1.100 empresas com exportações para o Canadá”.
Quanto ao papel da comunidade Luso-Canadiana, Raul Travado considera que “a comunidade portuguesa é sem dúvida muito importante na promoção dos produtos portugueses no Canadá, sendo a sua expressão muito interessante e crucial, sendo os primeiros embaixadores de Portugal”.
“As empresas devem contemplar o envolvimento da comunidade portuguesa, mas também alargar o seu raio de ação, atraindo novos consumidores. Muitos dos importadores Luso-Canadianos estão a promover os produtos portugueses para além da própria comunidade e este valor é inquestionável. Este trabalho deve continuar a ser feito, pois pretendemos acima de tudo que os produtos portugueses sejam consumidos por todos no Canadá”, afirma Raul Travado.
Na iniciativa da AICEP, e em debate com o público e empresas convidadas que marcaram presença, ficou claro que existem inúmeras oportunidades às empresas portuguesas (exportação e investimento) em vários setores, desde tecnologias de ponta até aos mais tradicionais, incluindo máquinas e aparelhos, alimentares, calçado, têxteis-lar, confeções, automóvel, TIC’s, mobiliário, energias renováveis e outros.