
Cairo, 19 abr (Lusa) — A Amnistia Internacional (AI) divulgou hoje um vídeo que testemunha a realidade trágica da população síria de Daraya, sob assédio das forças do regime deste novembro de 2012 e palco de bombardeamentos contínuos com bombas de barril.
Numa altura em que decorrem em Genebra conversações de paz entre o regime e a oposição sírios, a organização não-governamental, ao divulgar este vídeo, espera que as imagens despertem a comunidade internacional para a necessidade de “redobrar as suas exigências em relação ao governo sírio, de forma a garantir o acesso humanitário imediato a Daraya e a outras zonas que permanecem assediadas”, de acordo com um comunicado da AI, citado pela agência EFE.
O vídeo, gravado por civis entre 2014 e finais de fevereiro último, mostra várias cenas de violência e morte e a destruição provocada pelas bombas de barril (barris cheios de explosivos e estilhaços que se espalham e matam indiscriminadamente), “uma arma imprecisa por definição e que nunca deve ser utilizada perto de civis”, de acordo com a organização.