AGRICULTURA DEVE INVESTIR NA LUTA CONTRA A IRREGULARIDADE DO CLIMA – ESPECIALISTA

Lusa Redação, 05 nov (Lusa) — Os agricultores devem investir crescentemente em sistemas que permitam “lutar contra a irregularidade” climática, sobretudo ao nível da rega, alertou o professor catedrático António José Monteiro, referindo que o país irá “sofrer muito” se o inverno for seco.

Em declarações à Lusa, o engenheiro e professor do Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa sublinhou que a irregularidade do clima dificulta em muito a gestão agrícola, porque a produção está preparada para uma determinada variação — ter chuva ou calor em certos períodos – e “quando tudo se inverte as plantas reagem muito mal”.

Este ano, exemplificou, houve “reações na vinha e nos pomares”. A “situação de seca global” no território português afeta todas as culturas típicas do verão.