AGÊNCIA ESPACIAL COM PRIMEIRA MULHER PRESIDENTE

Foto: Government of Canada
Foto: Government of Canada

Uma mulher vai presidir, pela primeira vez na história, a Agência Espacial Canadiana (Canadian Space Agency). Lisa Campbell assume o posto no dia 14 de setembro.

A Agência Espacial Canadiana vai ser presidida por uma mulher, pela primeira vez desde que foi criada. A nomeação acontece em plena corrida espacial, com empresas privadas e governos de todo o mundo a tentarem levar, mais uma vez, o ser humano à Lua.

Lisa Campbell assume o cargo no dia 14 de setembro, depois de ter trabalhado como vice-ministra associada dos assuntos dos veteranos. Antes disso, liderou a pasta da defesa e das aquisições marítimas da Public Services and Procurement Canada e esteve envolvida em processos importantes, incluindo a substituição de uma frota de aviões militares.

Em declarações à imprensa canadiana, Campbell diz que o mundo está a mudar e que o Canadá precisa de estar no centro de “uma nova era”. A futura dirigente da agência acha que o setor privado vai desempenhar um papel cada vez mais importante na exploração espacial, que está a sofrer alterações significativas.

No ano passado, o governo liberal anunciou que o Canadá vai marcar novamente presença na Lua e revelou uma nova estratégia espacial. Ao fazer o anúncio, comprometeu-se a investir mais de 2 mil milhões de dólares na Agência Espacial Canadiana, ao longo de 24 anos.