AG DIZ QUE LEVA MUITO TEMPO A LIMPAR A NEVE DAS ESTRADAS DO ONTÁRIO APÓS TEMPESTADES

Limpa-neves viajam ao longo da autoestrada 401 perto da Lakeshore, Ontário - 1 de janeiro de 2014. (Jim Knight/CTV London)
Limpa-neves viajam ao longo da autoestrada 401 perto da Lakeshore, Ontário - 1 de janeiro de 2014. (Jim Knight/CTV London)
Limpa-neves viajam ao longo da autoestrada 401 perto da Lakeshore, Ontário - 1 de janeiro de 2014. (Jim Knight/CTV London)
Limpa-neves viajam ao longo da autoestrada 401 perto da Lakeshore, Ontário – 1 de janeiro de 2014. (Jim Knight/CTV London)

O governo Liberal do Ontário estava tão empenhado em reduzir os custos de manutenção de estradas durante o inverno que adjudicaram contratos a empresas que não possuem o equipamento para limpar a neve das autoestradas, referiu a auditora-geral (AG) Bonnie Lysyk na quarta-feira.
“O Ontário poupou dinheiro na manutenção de inverno das estradas provinciais ao longo dos últimos cinco anos, mas a um custo que incluía maiores atrasos na limpeza das autoestradas para que estas fossem seguras para conduzir durante e depois de uma tempestade”, explicou Lysyk num relatório especial.
Antes das alterações contratuais em 2009, as autoestradas mais movimentadas do Ontário eram limpas cerca de 2,1 horas após uma tempestade, mas isso tinha aumentado para uma média de 4,7 horas em 2013-14.
As alterações contratuais colocam mais ênfase na proposta mais baixa e menos sobre a capacidade da empresa em fazer o trabalho de limpeza de neve de estradas e autoestradas.
A equipa do ministério dos Transporte advertiu o governo que alguns dos empreiteiros não tinham o equipamento necessário para limpar as estradas, como prometido, disse Lysyk.
Os contratados começaram a usar menos sal, areia e líquidos antigelo nas estradas, que eles patrulhavam com menos frequência do que antes das mudanças de contrato, acrescentou Lysyk.
Seis dos 20 adjudicatários nem sequer cumpriram o padrão “generoso” da província de limpar as estradas de neve dentro de um período de oito horas, 90 por cento das vezes.
Os contratados para a limpeza das estradas (período de inverno) enfrentaram multas de 13.3 milhões de dólares em 2013-14 por não cumprirem as metas, mas o governo renunciou a 4,8 milhões de dólares das coimas, em alguns casos, de modo que o empreiteiro pudesse comprar mais equipamentos para limpar as estradas.
O ministro dos Transportes Steven Del Duca disse que o governo fez uma revisão interna dos contratos de estrada para o inverno e irá implementar as recomendações da auditora.
A oposição referiu que os Liberais deveriam ter agido mais cedo para corrigir um problema que eles criaram com a sua mudança de 2009 para os contratos baseados no desempenho.