
A movimentada temporada de viagens de verão começou e o Aeroporto Internacional Pearson de Toronto está a procurar tornar a segurança mais eficiente para os passageiros que se preparam para viajar nas próximas férias.
A Autoridade Canadiana de Segurança do Transporte Aéreo (CATSA) apresentou esta semana um novo conceito de segurança denominado CATSA Plus para reduzir os tempos de espera.
O porta-voz da CATSA, Mathieu Larocque, disse à CTV News Toronto que o novo projeto, que custa 3,8 milhões de dólares para implementar, já arrancou nas partidas americanas no Terminal 1 do Pearson.
A atualização permite que os passageiros entrem através de «e-gates», que anonimamente fazem o rastreio com recurso a censores montados nos tetos da área, à medida que eles passam pela segurança – reduzindo a quantidade de vezes que é necessário exibir os bilhetes de embarque.
Em seguida, os passageiros fazem fila numa das sete pistas – originalmente havia 10 pistas – para colocar os seus pertences em caixas designadas. Este processo pode ser feito por quatro pessoas de cada vez, em contraste ao que acontecia antes, quando apenas uma pessoa podia fazê-lo de cada vez.
Cada uma das caixas tem uma etiqueta de identificação para rastreamento adequado. Além disso, é tirada uma foto de cada caixa antes de passar pelo sistema de raio-x. Quando a bandeja passa pelo dispositivo de raio-x, os oficiais de supervisão localizados numa outra sala, podem rejeitar ou deixar passar os pertences do passageiro.
As caixas que precisam de ter uma segunda revisão serão automaticamente desviadas para outra área, longe das filas, para não demorar os outros passageiros.
Todas as caixas que tenham luz verde da segurança são automaticamente devolvidas à frente da linha, impedindo que os agentes de triagem realizem esse passo extra. Os passageiros também podem recolher os seus itens das caixas desobstruídas para evitar qualquer retenção adicional para aqueles que estão atrás deles na fila.
Os passageiros tiveram a oportunidade de experimentar o novo sistema de segurança na terça-feira. Algumas dessas pessoas disseram que achavam o sistema mais eficiente, enquanto outros admitem que ainda estão a tentar acostumar-se.
As novas linhas de segurança têm tido uma introdução lenta no Pearson desde abril, com a instalação final das sete novas vias rápidas prevista para esta semana.
Este sistema já está a ser usado em Montreal e Calgary.
Fonte: CP24