

Para os milhares de refugiados sírios que estão a chegar ao Canadá, um terminal recém-reaberto no Aeroporto Internacional Pearson de Toronto será uma das primeiras coisas que eles verão quando entrarem no país.
A Greater Toronto Airport Authority mostrou na terça-feira o seu terminal (Infield) renovado ao lado de funcionários da Agência de Serviços de Fronteira do Canadá (CBSA). O edifício, separado dos principais terminais do aeroporto, foi especialmente redesenhado em antecipação à chegada de milhares de refugiados patrocinados pelo governo.
Funcionários da CBSA consideram o terminal uma porta de entrada temporária e disseram que um terminal similar foi criado no Aeroporto Internacional Pierre Elliott Trudeau de Montreal.
O objetivo, disse a organização, é mover os refugiados através do aeroporto dentro de um período de três a quatro horas para que eles possam começar o “importante trabalho” de reassentamento nas comunidades canadianas.
As instalações incluem uma área de processamento onde os sírios irão preencher papelada em cubículos. Também incluem uma área de recreação infantil e sinais em Inglês, francês e árabe – embora a parte árabe do sinal esteja a ser alterada por causa de alguns problemas com o texto. Será disponibilizada água e alimentos, adiantou a agência.
Cerca de 30 trabalhadores da Agência de Serviços de Fronteiras do Canadá estarão à disposição para ajudar a tratar os processos dos refugiados. Ao deixar o aeroporto, os refugiados vão ter o estatuto de residentes permanentes.
Haverá representantes do Serviço do Canadá, Imigração do Canadá, da Saúde Pública e da Agência Canadiana de Inspeção Alimentar para ajudar com vários aspetos das chegadas.
A maioria do trabalho, acrescentou a CBSA, passará pela confirmação da documentação dos refugiados, uma vez que todas as pessoas que chegam ao Canadá terão passado por uma triagem da responsabilidade de autoridades canadianas e da ONU no estrangeiro.
O governo federal prevê trazer 25.000 refugiados sírios para o Canadá até ao final de fevereiro, com 10.000 deles a chegarem a Toronto e Montreal, até ao final deste mês.
Muitos refugiados que chegam da Turquia e Líbano também estarão a desembarcar em Toronto antes de continuar a sua viagem para outras partes do país.
Embora a Cidadania e Imigração do Canadá considere o afluxo de refugiados “histórico”, este não vai fugir do comum para o aeroporto de Toronto, habituado a lidar com milhares de passageiros. Mais de 100.000 pessoas por dia passam pelo Pearson em alguns dos mais movimentados dias de viagem da época de natal.
O terminal especial deverá permanecer aberto até fevereiro.
Fonte: CBC News