

As adoções estão a subir, a eutanásia está a baixar e o número de animais de estimação sem-abrigo em abrigos de animais de Canadá é mais baixo, de acordo com um relatório da Federação Canadiana de Sociedades Humanitárias.
No geral, houve mais de 82 000 gatos e 35 000 cães levados para abrigos canadianos em 2015, de acordo com um relatório divulgado pela organização na semana passada.
Barbara Cartwright, CEO da Federação Canadiana de Sociedades Humanitárias, disse que o sistema de abrigo do país adotou uma abordagem mais pró-ativa para reduzir o número de gatos e cães sem-abrigo.
A instituição de caridade juntou dados de 2015, ao enviar inquéritos a 170 sociedades humanitárias e abrigos da Sociedade para a Prevenção da Crueldade a Animais em todo o país e 89 deles responderam.
Cartwright salienta que esta é uma taxa de resposta típica. Normalmente 85 a 100 abrigos respondem de volta a cada ano.
Mas, segundo o relatório, os dados representam “apenas uma fração de animais de companhia sem-abrigo no Canadá”.
Este não indica abrigos privados, grupos de resgate e de acolhimento e abrigos municipais de animais.
Ainda assim, é o único estudo abrangente do sistema de abrigo para animais do país, sublinhou Cartwright.
As coisas estão a melhorar lentamente para gatos desabrigados da nação, de acordo com o relatório.
“Embora a proporção de cães vadios tenha permanecido a mesma, a proporção de gatos capturados como vadios tem vindo a diminuir nos últimos anos”, aponta o relatório.
E, segundo o relatório, mais de 90% dos abrigos dizem que não permitem que um animal deixe os seus cuidados sem ser castrado – mais de 58 mil cães e gatos em 2015 – para ajudar a controlar a população de animais de estimação.
As taxas de adoção estão em alta com 48 por cento dos cães e 57 por cento dos gatos adotados em 2015 – o nível mais elevado observado para gatos nas duas décadas que a caridade foi reunindo dados.
As taxas de eutanásia para gatos baixaram: 21 por cento dos gatos recolhidos foram mortos em 2015, abaixo de 27 por cento no ano anterior e 54 por cento em 2008.
As taxas de eutanásia para cães aumentaram ligeiramente em 2015, face ao ano anterior, para mais de 10 por cento dos cães capturados.
Fonte: Canadian Press