Adeus e recorde

Correio da Manhã Canadá

A edição de hoje traz-nos diversos assuntos, porém vamos para já destacar dois deles: o adeus à rainha Isabel II e o recorde mundial alcançado pelo Centro Cultural Português de Mississauga. Tristeza e alegria – Extremos bem comuns no nosso dia a dia.

Ontem, o mundo inteiro acompanhou com pesar o último capítulo do maior reinado da história britânica. Isabel II, que teve a sua vida sempre acompanhada com interesse em todas as suas etapas, encontrou-se com o destino inevitável de todos.

O poeta e escritor brasileiro Ariano Suassuna resume bem este capítulo final: “Cumpriu sua sentença. Encontrou-se com o único mal irremediável, aquilo que é a marca do nosso estranho destino sobre a terra, aquele facto sem explicação que iguala tudo o que é vivo num só rebanho de condenados, porque tudo o que é vivo, morre.” Igualada na morte, Isabel II, entretanto recebeu, com justiça, as honras que lhe eram devidas na sua despedida.

E por falar em honra, para exatos 747 participantes, foi mesmo uma honra participar um feito histórico do Centro Cultural Português de Mississauga. O recorde mundial de dança folclórica com o maior número de participantes foi alcançado no sábado, dia 17 de setembro. Depois de anos de preparação, chegou-se ao dia e ao resultado esperado. Um momento inesquecível que enche de orgulho os luso-canadianos. Parabéns a todos que participaram e que venham novos desafios!