Adeus A Ed Broadbent: Ex-líder do NDP terá funeral de estado a 28 de janeiro

FOTO: CBC
FOTO: CBC

Ed Broadbent, vai receber um funeral de Estado a 28 de janeiro. O ex-líder do NDP será apenas o segundo líder da oposição a receber esta honra.

O ex-líder do NDP, Ed Broadbent, será o segundo líder da oposição na história do Canadá, e o primeiro que não morreu no exercício do cargo, a receber um funeral de Estado.

“O Canadá está melhor graças ao serviço altruísta de Ed Broadbent”, declarou o primeiro-ministro Justin Trudeau numa declaração à imprensa na terça-feira, 16 de janeiro. “Defensor da igualdade e da justiça, o seu empenho em ajudar os outros nunca parou”.

O antigo primeiro-ministro Stephen Harper já tinha oferecido à família de Jack Layton um funeral de Estado depois de o líder do NDP ter morrido aos 61 anos, em agosto de 2011, na sequência de uma batalha contra o cancro.

Trudeau disse que o funeral de Estado, no próximo dia 28 de janeiro, dará aos canadianos a oportunidade de prestar homenagem ao legado de Broadbent. O funeral vai realizar-se em Ottawa.

Broadbent foi deputado durante 24 anos, 14 dos quais como líder do partido federal NDP.

Uma declaração do Gabinete do primeiro-ministro considerou Broadbent uma “figura nacional muito amada” e disse que ele estava a ser homenageado por “moldar a paisagem política do país”.

Os funerais de Estado estão normalmente limitados aos atuais e antigos governadores gerais, primeiros-ministros e ministros, mas um primeiro-ministro em funções pode decidir prestar essa homenagem a qualquer canadiano eminente.

Broadbent morreu a 11 de janeiro, com 87 anos.