

A polícia provincial do Quebec diz que houve um aumento de 13 por cento em acidentes fatais nas estradas da província em 2015 em comparação com o ano anterior.
O relatório, divulgado na quarta-feira, surge depois da província ter registado um recorde mínimo em colisões fatais em 2014.
Mas o Sargento Jason Allard da Sûreté du Québec (SQ) salienta que o aumento do ano passado não é motivo para alarme.
“Não é um ano excecional ou mais perigoso”, disse Allard, acrescentando que os acidentes mortais no ano passado foram 10 por cento menos do que a média para 2010-2014.
Aqui ficam os principais fatores:
O excesso de velocidade e condução imprudente – 26%
Condução sob efeito do álcool, drogas, ou fadiga – 17%
Distração ao volante – 5%
A polícia refere que 21 por cento das pessoas que morreram em acidentes fatais não estavam a usar o cinto de segurança.
Entretanto, os motociclistas viram o seu envolvimento em colisões fatais aumentar em 30 por cento, enquanto as vítimas entre os 16-24 anos de idade registaram uma diminuição de 38 por cento.
Enquanto a SQ está ainda a analisar por que o número de mortes subiu entre os motociclistas, Allard justifica que a diminuição de jovens vítimas poderia ser o resultado da adição de medidas como aulas de condução e tolerância zero para o álcool.
A SQ sublinha que vai prosseguir os seus esforços para tornar as estradas do Quebec mais seguras em 2016, através de esforços de educação e prevenção, mas lembra também que isso não é possível sem a ajuda dos condutores.
Fonte: CBC News