
Um avião da Delta Air Lines caiu no Aeroporto Internacional Pearson, em Toronto, pouco depois das 2 pm de 17 de fevereiro. A aeronave transportava cerca de 80 pessoas, incluindo passageiros e tripulação. 21 dos 76 passageiros eram canadianos.
O avião tinha como ponto de partida o estado do Minnesota, nos Estados Unidos da América (EUA).
A Delta Air Lines confirmou que 21 passageiros feridos foram inicialmente transportados para hospitais locais para observação, três dos quais em estado grave. Entre os feridos estavam três doentes em deslocação aérea médica, incluindo uma criança que estava a ser transportada para o SickKids, em Toronto.
O momento do acidente foi registado em vídeo e partilhado nas redes sociais. No vídeo, vê-se o instante em que o avião atinge a pista e capota, ficando de cabeça para baixo, com algumas chamas a envolver a fuselagem.
Foi ainda divulgada uma gravação áudio da torre de controlo do Aeroporto de Pearson, que mostra que o voo 4819 da Delta Air Lines foi autorizado a aterrar por volta das 2:10 pm, hora local, na segunda-feira, 17 de fevereiro. A torre alertou os pilotos para uma possível turbulência de esteira na trajetória de planeio devido à passagem de outra aeronave.
Deborah Flint, presidente e diretora executiva da Greater Toronto Airports Authority (GTAA), afirmou, a 18 de fevereiro, que foi aberta uma investigação às causas do acidente. Flint enalteceu o trabalho dos socorristas e da tripulação na assistência prestada e sublinhou que a inexistência de vítimas mortais foi um alívio.
A GTAA anunciou ainda que os dias 17 e 18 registaram diversos atrasos e cancelamentos de voos devido ao encerramento de duas pistas para investigação e limpeza de destroços. As autoridades acrescentaram que as operações aéreas poderiam demorar alguns dias a voltar à normalidade.
O Transportation Safety Board of Canada (TSB) colocou uma equipa de investigadores no local para recolher informações sobre o acidente.
Este foi o quarto grande acidente de aviação na América do Norte em três semanas, após a colisão de um jato comercial e um helicóptero do Exército perto do Aeroporto Nacional Reagan, em Washington, a 29 de janeiro, que causou 67 mortes; a queda de um avião de transporte médico na Filadélfia, a 31 de janeiro, com seis vítimas mortais; e um acidente de avião no Alasca, a 6 de fevereiro, que resultou em 10 mortes.
