A ÁGUA É O FUTURO

O nosso estilo de vida é sustentado pela água. Aliás, todas as civilizações se desenvolveram em torno da água, até que o homem moderno através da revolução industrial alterou métodos e atitudes. Não se olharam a meios para atingir objetivos e, por isso, a água parecia não fazer parte dos recursos que conduziam ao desenvolvimento económico. O homem das arábias, por exemplo, é visto e considerado com muito mais poder. O petróleo dá riqueza e a água corre.

Discute-se a água, mas não há guerra pela água. Nenhum País invade outro porque quer ir buscar esse recurso precioso e fundamental. Nem essa atitude seria admissível pela comunidade internacional, ao contrário do que se passa com o petróleo. No entanto, apesar de abundante e cobrir a maior parte do nosso planeta, somente uma pequena percentagem é potável e disponível para o consumo humano. É com esta realidade que começam as preocupações e se discute o futuro.

Curiosamente, o Canadá é o País com as maiores reservas de água potável, quase 10 por cento da totalidade. Foi também aqui que os cientistas encontraram a água mais antiga do planeta Terra, provavelmente com muitas centenas de milhões de anos e depositada nos fundos do Escudo Canadiano, zona que ocupa praticamente metade da superfície do País, assente em zonas rochosas muito resistentes e estáveis. Esta vantagem que o Canadá tem é reveladora da qualidade de vida e de muitas desigualdades.

Enquanto no Canadá um cidadão consome em média 600 litros diários, o norte-americano ou o japonês gastam 400 litros. Na África subsaariana o consumo é inferior a 20 litros. Para além disso, mais de 750 milhões de pessoas não têm água potável. A maneira como este recurso natural vem sendo tratado, através de desperdícios ou poluentes, poderá vir a provocar uma grave crise no mundo. A água para consumo deve ser tratada e grande parte dos rios e lagos concentram enormes quantidades de matéria poluente.

O melhor que se pode fazer ao planeta é economizar água. Faz falta uma nova consciência que revele, de uma vez por todas, que a água é o bem mais fundamental à vida. Os alarmes já soaram e há duas décadas foi criado o Dia Mundial da Água, que se comemora a 22 de março, por iniciativa das Nações Unidas. O objetivo é promover a poupança e a sustentabilidade e, segundo a Organização Mundial de Saúde, bastam 50 litros diários para as questões de higiene e bem-estar.

A Direção