

Um dia, Toronto vai ser um ótimo local para os Jogos Olímpicos, mas não desta vez, disse o presidente John Tory na terça-feira, durante o anúncio de que a cidade não vai apresentar uma candidatura para sediar os Jogos de verão de 2024.
Tory tinha até terça-feira para apresentar uma carta de interesse ao Comité Olímpico Internacional para registar a cidade como uma potencial candidata para sediar os Jogos.
“Vou ser claro. Eu não estou a dizer não às Olimpíadas. O que eu digo é, não desta vez.”
As conversas à volta de Toronto potencialmente fazer uma candidatura surgiram com o crescimento do entusiasmo em torno dos Jogos Pan Americanos deste verão, que foram sediados por Toronto e comunidades vizinhas.
Mas ele disse que não houve tempo suficiente para reunir informações suficientes para os políticos, para a comunidade empresarial e para os moradores da cidade.
Tory disse que o tempo e o dinheiro da cidade vai ser melhor gasto no investimento em transporte e trânsito, na abordagem à crise de habitação a preços acessíveis e na redução da pobreza.
Tory não precisava de aprovação para enviar uma carta de interesse para o COI, mas teria de ter o apoio da Assembleia Municipal e dos governos provincial e federal para avançar com uma candidatura.
Ele disse que tomou a decisão final na segunda-feira, apenas um dia antes do prazo. A eleição federal também desempenhou um papel na sua decisão, referiu, tendo ele falado com os três principais líderes partidários sobre uma possível candidatura.
Ele acrescentou que os líderes empresariais também foram cautelosos, porque ele queria que a maioria da candidatura fosse financiada com fundos privados.
Ele anunciou, entretanto, que iria formar um grupo consultivo para analisar os méritos de competir para eventos futuros de grande escala como os Jogos Olímpicos, Exposições Internacionais ou o Campeonato do Mundo de futebol.
O Comité Olímpico Canadiano disse que respeitava a decisão de Tory e que tinha apreciado a análise aprofundada que ele tinha dedicado ao assunto.
“Continuamos otimistas de que Toronto poderia e deveria sediar os Jogos Olímpicos no futuro”, disse o presidente Marcel Aubut em comunicado. “O Comité Olímpico Canadiano está determinado em ter os Jogos Olímpicos de volta ao país o mais rapidamente possível.”
Toronto fez duas candidaturas sem sucesso para os Jogos – em 1996 e em 2008 – e Tory tinha dito que ele não queria liderar uma terceira tentativa falhada.
Los Angeles, Paris, Roma, Budapeste, Hungria e Hamburgo, Alemanha, disseram que vão estar na corrida para uma candidatura olímpica. A cidade vencedora será escolhida em 2017.
Fonte: Canadian Press