
O presidente de Toronto John Tory emitiu um comunicado elogiando a promessa do líder Liberal Justin Trudeau para duplicar a quantidade de dinheiro que o governo federal pretende gastar na infraeestrutura pública ao longo dos próximos 10 anos.
Num evento de campanha em Oakville na quinta-feira de manhã, Trudeau prometeu [mais] milhões de dólares para o transporte público, habitação e outras infraestruturas ao longo dos próximos três anos, dizendo que não iria equilibrar o orçamento federal antes de 2019 e gerir défices de até 10 mil milhões de dólares por ano até lá para financiar novos projetos em todo o país.
“Embora nós ainda não tenhamos ouvido falar sobre projetos específicos como o SmartTrack, ficou claro para mim que o Sr. Trudeau indicou que as cidades poderão decidir quais projetos são financiados através do seu plano de infraestrutura federal”, afirmou Tory. “O Sr. Trudeau também confirmou que as obras de reparação em habitação a preços acessíveis seriam elegíveis para financiamento de infraestrutura nos primeiros anos deste programa, um desenvolvimento encorajador para abordar uma das necessidades cruciais de Toronto.”
O líder conservador Stephen Harper prometeu 2,6 mil milhões em fundos para o projeto de metropolitano ligeiro SmartTrack de Tory, e o líder do NDP Thomas Mulcair disse a Tory que ele iria criar um fundo de trânsito para ajudar cidades em todo o Canadá com os principais projetos de transporte.
A Toronto Community Housing disse que precisa de 2,6 mil milhões de dólares em financiamento, durante os próximos 10 anos, apenas para manter os seus edifícios em condições “aceitáveis”.
A linha de metro ligeiro de Tory, SmartTrack, deverá custar 8 mil milhões de dólares para construir.
A Federação dos Municípios canadianos também emitiu uma declaração na quinta-feira à tarde, apoiando a promessa de Trudeau de mais gastos com a infraestrutura.
Fonte: CP24