SONDAGEM SUGERE QUE MAIORIA APOIA LEGISLAÇÃO ‘LIFE MEANS LIFE’

pollUma nova sondagem sugere que a maioria dos canadianos apoia a promessa do líder conservador Stephen Harper para manter os condenados por crimes mais graves atrás das grades para o resto das suas vidas.
Mas um número similar sente que isso é um estratagema em época de eleição para jogar com os medos das pessoas, ao invés de “uma tentativa genuína para enfrentar o crime violento”.
A sondagem realizada pela Forum Research concluiu que 57 por cento dos entrevistados apoiam a legislação “life means life” de Harper, que visa manter os condenados pelo assassinato de um policial, estupro e assassinato, terrorismo ou sequestro, atrás das grades para o resto das suas vidas sem possibilidade de liberdade condicional. Trinta e um por cento dos entrevistados disseram que desaprovavam a legislação e 12 por cento responderam que não sabiam.
O apoio à legislação proposta, que Harper anunciou pela primeira vez em 18 de agosto, foi maior em Alberta e Quebec, com 65 e 59 por cento de apoio, respetivamente.
Mas quando perguntado se a promessa foi um estratagema eleitoral ou uma medida de combate ao crime genuíno, 51 por cento disseram que sentiram que era um truque, enquanto 34 por cento disseram que sentiram que era uma tentativa genuína para combater o crime violento.
Sete por cento dos entrevistados disseram que sentiram que o anúncio de Harper foi motivado por algo mais e outros sete por cento disseram que não sabiam.
O cinismo sobre o que motivou o anúncio de Harper foi maior em Manitoba, Saskatchewan e nas províncias marítimas.
A sondagem chegou a 1.440 adultos canadianos em 23-24 de agosto com recurso a chamadas automáticas. Esta tem uma margem de erro de +/- três por cento.
Fonte: CP24