
A província de Ontário irá introduzir um novo conjunto de leis de trânsito na próxima semana como parte dos seus esforços para tornar a condução mais segura na província.
A (lei) “Making Ontario Roads Safer Act”, ou (projeto de lei) Bill 31, foi aprovada por unanimidade em junho e entrará em vigor no dia 1 setembro – significando algumas novas regras para os condutores e, em muitos casos, sanções mais pesadas para quem infringir as mesmas.
Veja as cinco novas leis de trânsito que são mais suscetíveis de afetar a sua condução diária a partir da próxima terça-feira.
Condução distraída: Caso seja apanhado a olhar para o telefone, a escrever mensagens de texto ou a falar ao telefone durante a condução, um condutor vai enfrentar multas mais pesadas e mais pontos de demérito, adverte a província. A multa atual por condução distraída é de aproximadamente 200 dólares. A partir de terça-feira, os culpados de condução distraída enfrentarão multas de até 1.000 dólares e mais pontos de demérito. Os condutores com licenças G1 ou G2 poderão ter as suas cartas de condução suspensas no local.
Passadeiras de peões: Nos cruzamentos que têm passadeiras, os condutores terão que esperar até que os peões tenham atravessado completamente a estrada antes de conduzir através do cruzamento. Cerca de metade de todos os acidentes de trânsito fatais envolvendo pedestres ocorrem em cruzamentos, disse o Ministério dos Transportes. A nova lei é uma tentativa de tornar os cruzamentos mais seguros para os peões. Esta alteração entrará em vigor em janeiro.
Passagem de ciclistas: Os condutores terão que dar aos ciclistas pelo menos um metro de distância sempre que possível. A multa por quebrar esta regra ainda não foi definida. Os condutores que abrem a porta do seu veículo para o caminho de um ciclista sem verificação prévia vão enfrentar multas entre 300 e 1.000 dólares e três pontos de demérito.
A lei “move over”: A partir de 1 de setembro, os condutores terão de abrandar e passar para a próxima via sempre que veem um veículo de emergência parado com as suas luzes vermelhas e azuis a piscar. Isso aplica-se a reboques parados que têm luzes laranjas intermitentes. A multa por quebrar estas regras será de 490 dólares e três pontos de demérito.
Álcool e drogas: Aqueles apanhados a conduzir sob a influência de drogas agora vão enfrentar as mesmas penalizações que os condutores bêbados, informou o ministério. Estas incluem entre uma suspensão da carta de condução de três e 90 dias e uma confiscação de uma semana do veículo. Mais de 45 por cento dos condutores mortos no Ontário tinham drogas ou álcool nos seus sistemas.
Fonte: CTV Toronto