
Moscovo, 30 set 2026 (Lusa) — A Rússia e a Turquia mantêm contactos sobre uma possível transferência por Ancara de sistemas russos de defesa antimíssil para um país aliado de Moscovo, admitiu hoje a presidência russa (Kremlin).
O chefe da diplomacia russa, Serguei Lavrov, declarou no sábado que Moscovo poderia eventualmente autorizar a revenda dos sistemas S-400 a um país “responsável e ligado por relações amigáveis” com a Rússia, sem adiantar mais pormenores.
“Este tema está na ordem do dia”, disse o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, durante a conferência de imprensa diária.
“Estão em curso um trabalho apropriado e os contactos adequados”, acrescentou, citado pela agência francesa AFP.
A Turquia, um país da NATO, adquiriu os sistemas de defesa antiaérea em 2017, numa altura de tensão nas relações entre Washington e Ancara.
Nunca foram ativados para outros fins que não testes, de acordo com a AFP.
A compra custou à Turquia a exclusão do programa norte-americano de caças F-35 em 2019, privando-a de aparelhos já pagos, e a sujeição, no ano seguinte, a sanções dos Estados Unidos.
A entrega de motores F110 para o caça turco KAAN foi igualmente travada.
Ancara procura há muito tempo resolver o contencioso sobre os F-35 e os sistemas S-400, mas necessita do consentimento da Rússia para revender o armamento russo por não dispor de licença de reexportação.
PNG // APN
Lusa/Fim



