
Kia Nurse liderou o caminho com 20 pontos com as canadianas a derrotarem Cuba (82-66) no jogo da medalha de ouro do campeonato de basquetebol FIBA Americas feminino no domingo, em Edmonton para conquistar oficialmente uma vaga nos Jogos Olímpicos do próximo ano.
Natalie Achonwa registou 12 pontos para o Canadá, que saiu invicto no torneio, estendendo a sua série de vitórias para 14 jogos consecutivos em casa.
É apenas a segunda vez que o Canadá sai vitorioso no torneio Américas, tendo vencido em 1995, em Hamilton – a única outra vez que foram o país anfitrião. As canadianas entraram no torneio num bom momento após recentemente terem derrotado os Estados Unidos para a medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Toronto.
Tem havido muita história recente entre as duas nações, incluindo uma impressionante vitória (92-43) do Canadá sobre Cuba na quinta-feira para concluir a fase de grupos.
As duas equipas também jogaram entre si duas vezes nos últimos FIBA Américas no México em 2013, onde as canadianas derrotaram Cuba (53-40) no final da ronda preliminar para vencer o seu grupo. As cubanas recuperaram derrotando o Canadá (79-71) no jogo da medalha de ouro, três dias depois.
Cuba terá uma segunda oportunidade de avançar até as Olimpíadas, tendo assegurado uma vaga no torneio de qualificação olímpica FIBA (feminino) do próximo ano.
Fonte: CBC Sports