Jéssica Barreira termina heptatlo dos Europeus de atletismo no 12.º lugar

Birmingham, Inglaterra, 15 ago 2026 (Lusa) — Jéssica Barreira conseguiu hoje a melhor classificação de sempre de uma portuguesa no heptatlo em Campeonatos da Europa de atletismo, ao terminar no 12.º lugar, após ter sido 21.ª nos 800 metros.

A atleta do Sporting, de 29 anos, somou 6.210 pontos, após ter dominado a competição do lançamento do dardo, tal como tinha feito na sexta-feira no peso, tendo ainda hoje disputado o salto em comprimento.

Jéssica Barreira, recordista nacional do heptatlo (6.311) e dos 100 metros barreiras, melhorou os registos nacionais nesta competição em Europeus, depois do 16.º lugar de Lecabela Quaresma (5.950), em Berlim2018, e do 18.º posto de Naide Gomes (5.142), em Munique2002.

A irlandesa Kate O’Connor venceu a competição, com 6.751 pontos, à frente das neerlandesas Emma Oosterwegel (6.713) e Sofie Dokter (6.664), que ficaram no segundo e terceiro lugar, a 38 e 87 pontos, respetivamente.

*** João Pedro Simões, enviado da agência Lusa ***

JP // FIG

Lusa/Fim