
Bruxelas, 13 ago (Lusa) – A Comissão Europeia espera que o terceiro programa de resgate à Grécia seja aprovado rapidamente, mas preparou os documentos para um empréstimo transitório caso isso seja pedido pelos ministros das Finanças da zona euro, indicou hoje uma porta-voz.
Annika Breidthardt disse aos jornalistas que a Comissão está preparada para dois cenários, na véspera de uma reunião decisiva do Eurogrupo.
“Apresentámos os documentos para o Mecanismo Europeu de Estabilidade”, que garante ajuda financeira aos países da zona euro e que vai desembolsar a primeira tranche em caso de acordo, “mas também uma potencial utilização do Mecanismo Europeu de Estabilização Financeira, um outro organismo que seria responsável por conceder um financiamento transitório, caso a Grécia necessite, afirmou.