CRÍTICOS DIZEM QUE CIDADE AINDA CARECE DE INFRAESTRUTURA DESPORTIVA ADEQUADA

(Chris Kitching/CP24)
(Chris Kitching/CP24)
(Chris Kitching/CP24)
(Chris Kitching/CP24)

Toronto tem investido em instalações desportivas de classe mundial desde a sua última candidatura para sediar os Jogos Olímpicos, mas alguns especialistas dizem que a cidade tem de fazer mais para promover desportos e recreação na comunidade se espera fazer – e vencer – uma terceira candidatura para os jogos.

Preocupações sobre o acesso dos moradores a desportos e recreação foram levantadas durante a candidatura de Toronto para os Jogos Olímpicos de verão de 2008, e alguns na comunidade desportiva dizem que a cidade ainda luta para dar resposta à procura de infraestruturas desportivas públicas, apesar da construção de novos espaços de elite para os Pan Am e Parapan Am Games.

A cidade ainda carece de um plano “realista e sustentável” para reforçar os desportos e atividade física e torná-los mais acessíveis aos moradores de baixo rendimento, disse Bruce Kidd, um especialista da Universidade de Toronto para o desporto canadiano e Jogos Olímpicos.

As discussões de outra candidatura olímpica começaram antes da conclusão dos Jogos Pan-Am em 26 de julho. O Comité Olímpico Canadiano é firmemente a favor, mas o presidente de Toronto John Tory diz que quer esperar até depois dos Parapan-Am Games – que terminam sábado – para tomar uma decisão.

As cidades interessadas em sediar os Jogos de verão de 2024 têm até 15 de setembro para expressar formalmente o seu interesse.

Uma candidatura olímpica poderia ser o catalisador que a cidade precisa para investir em instalações municipais cruciais, disse Heather Mitchell, presidente do Toronto Sports Council, uma organização criada para promover o desporto após a candidatura fracassada de 2008.

Um relatório municipal encomendado após a última candidatura de Toronto descobriu que a cidade foi ficando para trás, tanto no número como na qualidade das instalações desportivas.

Em 2012, a cidade projetou que teria um atraso acumulado de manutenção e reparação de quase 300 milhões de dólares para os seus parques e áreas de recreação até ao final do ano.

Além das novas instalações para os Pan Am, não mudou muito desde então, disse Mitchell.

A organização está a exortar a cidade a desenvolver uma estratégia desportiva formal que iria lançar as prioridades para os próximos cinco a 10 anos – uma decisão que Mitchell disse que encaixaria bem com uma possível candidatura.

Responsáveis municipais estão a trabalhar num quadro para essa estratégia e vão apresentar um relatório à Comissão de desenvolvimento comunitário e recreação da Assembleia.

O chefe da Comissão disse que a cidade está a tomar passos para apoiar o desporto local, apontando para as novas instalações aquáticas, de futebol, entre outras, construídas para os Jogos Pan-Americanos.

Fonte: Canadian Press