
Cuito, Angola, 06 ago (Lusa) – Técnicos de saúde do Programa das Doenças Tropicais Negligenciadas angolano iniciam hoje no municÃpio de Nharea, na provÃncia do Bié, uma investigação à infeção por oncocercose, que já deixou sem visão 300 pessoas na localidade.
Em declarações à agência Lusa, o coordenador do programa, Pedro Van-Dúnem, disse que a equipa, que realiza uma pesquisa para identificar doenças tropicais negligenciadas, já passou pelo municÃpio de Icolo e Bengo, em Luanda, provÃncia do Huambo e no Bié e já rastreou os municÃpios do Cuito e do Chinguar.
As equipas vão hoje desdobrar-se pelos municÃpios de Andulo e de Nharea, este último a 175 quilómetros do Cuito, capital do Bié, e onde mais de 300 pessoas, maioritariamente homens, ficaram cegas, afetadas, presume-se, por oncocercose, também conhecida como “cegueira dos rios”.



