
O túnel subterrâneo que liga o aeroporto da ilha ao centro da cidade de Toronto é o “primeiro do género” no Canadá, de acordo com o presidente da cidade John Tory.
O túnel entre o litoral continental e o Billy Bishop Toronto City Airport (BBTCA) foi revelado numa cerimónia de inauguração às 11:00 horas de quinta-feira.
Com um custo de 82,5 milhões de dólares, o túnel para pedestres de ligação ao BBTCA abriu para uso público às 13:00 horas.
Tory disse que o túnel representou uma colaboração entre os parceiros públicos e privados, e veio sem nenhum custo para os contribuintes.
Falando após Tory, a ministra dos Transportes federal Lisa Raitt, afirmou que o aeroporto havia sido classificado entre os melhores do mundo.
O túnel permite aos viajantes fazer a caminhada entre o continente e o aeroporto em menos de seis minutos, graças a calçadas móveis que viajam a cerca de 2,3 quilómetros por hora. O túnel pode acomodar cerca de 1.100 pessoas por hora, indicou a Ports Toronto.
Antes da abertura do túnel, a única maneira de ter acesso ao BBTCA era através da curta viagem de ferry.
A Ports Toronto sublinha que vai continuar a ter em funcionamento viagens de ferry para aqueles que preferem viajar sobre a água. Os ferries operam a cada 15 minutos.
Os 260 metros de comprimento do túnel também serão usados para fornecer linhas de água e esgoto para as outras ilhas de Toronto.
Antes da construção do túnel, os residentes nas ilhas ficavam sem água toda vez que uma canalização principal em rede de fornecimento de água quebrava ou precisava ser desligada. O novo túnel irá disponibilizar uma fonte de backup para aqueles que vivem do outro lado do porto.
