
Tanto os Novos Democratas como os Conservadores contam com números fortes, ao mesmo tempo que continuam a distanciar-se dos Liberais (em queda) no Nanos Party Power Index.
Pela nona semana consecutiva, o NDP de Tom Mulcair permanece no topo do índice. Esta semana regista 55 pontos de um total possível de 100.
NDP: 55 (sem alterações)
Conservadores: 52 (mais um ponto)
Liberais: 50 (sem alterações)
Bloc: 33 (sem alterações)
“Os Verdes”: 31 (sem alterações)
Liberais no nível mais baixo
Embora a eleição federal ainda não tenha sido convocada, os líderes partidários parecem estar a preparar-se para uma campanha – o que significa que os Liberais estão a enfrentar o nível mais baixo (em dois anos) num momento inoportuno.
Quando se trata da questão do primeiro-ministro preferido, Justin Trudeau, com 22 por cento, está no seu mínimo desde 2013. Para efeito de comparação, Stephen Harper lidera o inquérito com 30 por cento, enquanto que Mulcair segue logo atrás com 29 por cento.
Catorze por cento dos inquiridos disseram que não tinham certeza de quem eles preferem como primeiro-ministro.
Quando se trata de eleitores acessíveis – aqueles que dizem que considerariam votar por um determinado partido – os Liberais melhoraram um pouco esta semana, mas ainda estão cerca de 10 por cento abaixo do que estavam há um ano.
Os números mais recentes têm 46 por cento dos entrevistados a dizer que eles considerariam votar Liberal, que é melhor que os 42 por cento que dizem que considerariam votar Conservador, mas atrás de 52 por cento (NDP).
Uma coisa a considerar é se uma convocação de eleição – que irá fornecer cobertura mediática para os três principais candidatos Trudeau, Harper e Mulcair – pode revigorar a campanha Liberal.
O fator imprevisível no Quebec
Embora Mulcair tenha tido uma tendência de subida ao longo dos últimos meses, um desafio que ele enfrenta é a popularidade de Gilles Duceppe. O líder do Bloc Quebecois tem visto um aumento na popularidade desde que assumiu o partido, com 50 por cento dos inquiridos no Quebec a afirmar que ele tem as qualidades de um bom líder.
Mulcair regista agora 58 por cento na mesma categoria, e o seu partido ainda está confortavelmente à frente do Bloc no Índice de Energia, mas a realidade é que Duceppe será o principal adversário na luta pela liderança no Quebec.
O Nanos Party Power Index dispõe de um cabaz de bens políticos que inclui preferências de voto, os eleitores acessíveis, pontos de vista sobre o PM preferido e avaliações dos líderes. Este é modelado segundo um índice de confiança padrão. Os resultados são baseados numa média móvel de quatro semanas de uma opinião solicitada através de um inquérito telefónico aleatório de 1.000 canadianos no período que terminou a 24 de julho de 2015. O índice tem uma margem de erro de mais ou menos 3,1 pontos percentuais.
Fonte: CTV News
