
O Governo do Canadá lançou uma campanha de sensibilização para encorajar a população a aproveitar cada segundo de aviso útil em caso de terramoto, lembrando que mesmo poucos segundos podem fazer a diferença para salvar vidas.
O sistema de Alerta Sísmico Precoce detecta terremotos usando uma rede de sensores e calcula a localização e intensidade do evento antes que as ondas mais fortes atinjam a superfície.
Quando um tremor potencialmente perigoso é identificado, o aviso chega automaticamente a celulares, rádios e televisões através do sistema nacional de alertas públicos, dando às pessoas tempo para se protegerem com a técnica recomendada de baixar, proteger e manter.
As regiões incluídas no sistema são aquelas com maior probabilidade de atividade sísmica no país, como partes da costa oeste e áreas do leste que abrangem Quebec e Ontário, onde o alerta precoce começou a ser implementado.
Mesmo com este avanço tecnológico, nem sempre será possível alertar localidades muito próximas do epicentro antes de as vibrações mais fortes começarem, mas para muitas pessoas haverá uma janela de segundos a dezenas de segundos para agir imediatamente e reduzir riscos pessoais.
A campanha sublinha que estes avisos não predizem terremotos, mas podem aumentar a segurança pública ao fornecer informação crítica no momento certo, permitindo que indivíduos, famílias e infra-estruturas tomem medidas protetoras básicas e automáticas.
Com o sistema a abranger milhões de pessoas nas zonas de risco, o foco passa também pela educação sobre como reagir durante um terramoto e enfatiza que saber o que fazer — baixar, proteger e manter — pode reduzir significativamente lesões e danos.
