
O professor Joshua Pearce e o estudante de doutoramento Shafquat Rana, da Western Engineering e da Ivey Business School, em colaboração com o presidente de engenharia mecânica e de materiais Anthony Straatman, o professor de engenharia Kamran Siddiqui e o presidente da Magnus Homes, Jaime Crncich, projetaram e desenvolveram um sistema residencial energeticamente eficiente, o primeiro do género.
Trata-se de uma casa de dois andares em Komoka, Ontário que combina a função da tecnologia fotovoltaica com uma bomba de calor e uma bateria térmica. O objetivo é eliminar a necessidade de combustíveis fósseis, criando uma nova casa totalmente eletrificada e energicamente eficiente.
Os resultados preliminares mostram que esta configuração, única no Canadá, reduz as contas de eletricidade em 45% e as emissões de carbono das residências em 55%.
Os investigadores desenvolveram as melhores práticas para tornar uma casa quatro vezes mais eficiente em termos energéticos do que os métodos tradicionais, utilizando uma bomba de calor que converte a eletricidade gerada pela luz solar captada pelos painéis solares no telhado da casa em calor. Este calor é armazenado numa bateria térmica para utilização futura.
Os investigadores pretendem ainda demonstrar que a tecnologia é totalmente escalável, segura e, mais importante ainda, pode ser adaptada a casas existentes com modificações mínimas.
