Canadianos defendem mais investimento interno em recursos críticos

FOTO: PEXELS

À medida que o Canadá procura acelerar o seu crescimento económico face às ameaças à soberania por parte do Presidente dos Estados Unidos da América (EUA), Donald Trump, novos dados do instituto sem fins lucrativos Angus Reid Institute revelaram que os canadianos dão prioridade ao investimento interno em recursos críticos, como petróleo e gás, cobre, níquel e minerais essenciais, mesmo que isso possa atrasar o desenvolvimento.

59% dos canadianos afirmaram que “perder a soberania” sobre esses recursos é uma ameaça maior para o Canadá do que “perder desenvolvimento e empregos devido à falta de investimento”. 

Essas questões surgem no momento em que Ottawa suspendeu uma proposta de compra da Teck Resources, uma das maiores empresas de minerais críticos do Canadá, pela mineradora britânica Anglo American, exigindo que a empresa resultante da fusão fosse localizada no Canadá e estivesse sujeita às leis canadianas. 

O estudo revelou ainda que  60% dos canadianos  acreditam que o Canadá deve limitar o investimento estrangeiro e 25% o acolheria de bom grado, em geral. Mas mesmo entre aqueles que acolhem a propriedade estrangeira, a maioria defende restringir os recursos disponíveis para investimento.

Os dados demonstraram ainda que há também muitos países que os canadianos proibiriam totalmente de possuir recursos críticos. 

No topo da lista estão países que já estão sob vários níveis de embargos globais, como a Rússia, a Coreia do Norte, o Irão e a China. Cerca de 37% dos canadianos também proibiriam os EUA.