Estudo analisa concorrência em opções de crédito empresarial no Canadá

Foto: ENVATO

Um estudo da Competition Bureau do Canadá visa compreender como funciona a concorrência no sector do financiamento às PME e identificar barreiras que podem estar a dificultar o acesso a opções de crédito mais competitivas.

Segundo o organismo, muitas empresas de menor dimensão encontram dificuldades em aceder a crédito competitivo, sobretudo perante a forte presença dos grandes bancos e as barreiras à entrada ou expansão de novos ou mais pequenos credores no mercado.

O foco principal da análise está nos empréstimos a prazo, um dos produtos financeiros mais utilizados para investir no crescimento e na inovação dos negócios.

Os responsáveis pelo estudo querem também explorar o que torna difícil para as empresas mudar de credor e como reduzir esses obstáculos para incentivar mais competição no sector financeiro empresarial.

O Competition Bureau realça que as PME representam mais de 98 % dos empregadores canadianos e são essenciais para a inovação e dinamismo económico, investindo localmente e pressionando as grandes empresas a serem mais competitivas.

Este estudo de mercado não é uma investigação sobre práticas ilegais, mas se durante o processo forem identificadas preocupações relativas à Competition Act, o organismo tomará as medidas adequadas.

O público e as empresas com experiência no financiamento de PME foram convidados a enviar as suas contribuições até 27 fevereiro – uma oportunidade para influenciar as conclusões e futuras recomendações do relatório final.

O relatório que resultar deste estudo incluirá propostas sobre como os governos, em todas as províncias e territórios, podem melhorar a concorrência no sector do crédito empresarial, ajudando as PME a obterem melhores opções de financiamento para investir e expandir as suas atividades.

Analistas dizem que uma concorrência mais forte poderia reduzir custos de financiamento, facilitar a transição entre credores e estimular mais inovação, fatores considerados chave para fortalecer o tecido empresarial do Canadá.