Quase metade dos canadianos afirma ter testemunhado racismo sistémico

Foto: Pexels

Uma nova pesquisa da Leger, realizada para a Associação de Estudos Canadianos, afirma que 49% dos canadianos relataram ter observado evidências de racismo sistémico — racismo incorporado nos sistemas governamentais e sociais e nas leis — na sua província.

A pesquisa sugere também que 37% dos entrevistados afirmaram não ter observado evidências de racismo sistémico na sua província, enquanto 14% afirmaram não saber ou preferiram não responder.

Por província, 53% dos inquiridos no Quebec e 52% dos habitantes de Ontário afirmaram ter testemunhado evidências de racismo sistémico nas suas províncias. Esses números foram de 41% em Alberta e 42% em British Columbia.

Para além disso, a pesquisa sugere que 73% das pessoas que se identificam como negras relataram ter visto evidências de racismo sistémico, em comparação com 49% dos outros inquiridos não brancos e 30% dos inquiridos brancos.

Com 52%, os inquiridos nascidos fora do Canadá eram apenas ligeiramente mais propensos a relatar evidências de racismo sistémico do que aqueles que nasceram no Canadá, com 49%.

Investigadores da área afirmam que os resultados indicam que cada vez mais pessoas têm uma compreensão do que é o racismo sistémico e são capazes de o identificar no seu meio.