
A osteoporose é por vezes chamada de “ladrão silencioso” — normalmente não se sabe que se tem até quebrar um osso.
No entanto, a doença é comum: uma em cada três mulheres e um em cada cinco homens no Canadá sofrerão uma fratura devido à osteoporose ao longo da vida.
A osteoporose é uma doença em que os ossos ficam fracos e podem quebrar mais facilmente.
Os especialistas dizem que existem muitos fatores de risco para o desenvolvimento da osteoporose, e estar atento à saúde dos nossos ossos desde cedo pode ajudar a preveni-la.
Os ossos humanos passam constantemente por um processo de degradação e reconstrução, sendo uma corrida entre dois tipos de células: os osteoclastos, que corroem os ossos, e os osteoblastos, que os constroem.
Quando os osteoclastos começam a ganhar a batalha óssea e as células osteoblásticas não são substituídas com rapidez suficiente, é aí que a osteoporose se pode desenvolver.
Os profissionais de saúde geralmente diagnosticam a osteoporose após uma fratura por fragilidade, mas ela também pode ser diagnosticada por meio de uma densitometria óssea.
No Canadá, os profissionais de saúde costumam usar uma ferramenta de avaliação de risco chamada FRAX para analisar, além da densidade óssea, outros fatores que podem levar a uma fratura, como histórico familiar e condições médicas.
As diretrizes da Osteoporosis Canada dizem que deve começar a fazer exames de densidade óssea aos 65 anos, a menos que tenha motivos para fazê-lo mais cedo.
Essas razões podem incluir uma condição médica, certos medicamentos ou histórico familiar que o colocam em risco de osteoporose. Os maiores fatores de risco são o envelhecimento, a genética, o sedentarismo e alimentação com deficiência de cálcio e vitaminas.
