
Londres, 30 dez 2025 (Lusa) – A cotação do barril de Brent para entrega em fevereiro terminou hoje no mercado de futuros de Londres em baixa de 0,26%, para os 61,33 dólares.
O crude do Mar do Norte, de referência na Europa, encerrou a sessão no Intercontinental Exchange a cotar 16 cêntimos abaixo dos 61,49 dólares com que fechou as transações na segunda-feira.
O Brent está a caminho de fechar o ano com uma queda de mais de 20 dólares em relação ao seu preço inicial quando, em 15 de janeiro, atingiu os 82,03 dólares.
O preço tem vindo a cair desde então, com exceção de um pico em junho passado, quando as tensões aumentaram no Médio Oriente antes do ataque dos EUA ao Irão.
À medida que o ano se aproxima do fim, as tensões geopolíticas continuam elevadas na Ucrânia, onde o fim da guerra não está à vista, bem como na Venezuela, sujeita a ataques mais frequentes dos EUA, e no Iémen.
Todos estes fatores corroboram a teoria de que os elevados preços do crude se devem às incertezas na oferta.
No entanto, o fator oferta também desempenha um papel importante, com os Estados Unidos a introduzirem no mercado quantidades cada vez maiores de crude sem restrições governamentais de natureza ambiental.
Na semana passada, as reservas de crude dos EUA aumentaram 2,39 milhões de barris.
DMC // RBF
Lusa/Fim
