
O sindicato dos bombeiros de Calgary está a tentar impedir que chegue à cidade o que considera uma tendência perigosa no setor imobiliário: a construção de prédios de apartamentos com apenas uma escada de saída.
De acordo com o código nacional de construção, os novos edifícios residenciais com mais de dois andares devem ter duas escadas. No entanto, tem havido uma pressão no Canadá para contornar essa regra.
No ano passado, o Governo de British Columbia (B.C.) alterou o seu código de construção, permitindo que edifícios de até seis andares tenham uma única escada em vez de duas.
No início de 2025, a cidade de Edmonton lançou um guia para ajudar os construtores a obterem aprovação para habitações com uma única escada, utilizando soluções alternativas de segurança contra incêndios. Desde então, foram aprovadas duas licenças de construção até novembro.
A prática está a ser censurada pelos Bombeiros de Calgary, que defendem que nenhum destes edifícios deve ser construído na cidade. Os bombeiros justificam que, com o aumento do número de incêndios, uma única escada não é viável. Os bombeiros acrescentam que não podem utilizar a escada enquanto as pessoas estão a sair do edifício e que isso pode ser crucial na atuação de emergência.
As preocupações dos Bombeiros de Calgary são partilhadas por bombeiros em toda a América do Norte, incluindo em Vancouver e Los Angeles, onde também tentam impedir estas construções.
