Economia do Canadá regista maior queda em quase três anos

Foto: Envato

A economia canadiana recuou 0,3% em outubro, a maior queda mensal em quase três anos. Os dados oficiais foram divulgados esta terça-feira, dia 23 de dezembro, e mostram uma contração superior ao que era esperado pelos analistas.

O recuo foi sentido tanto no setor dos bens como nos serviços. A produção de bens caiu 0,7% e os serviços recuaram 0,2%. A indústria transformadora foi particularmente afetada, com uma descida de 1,5%, influenciada por uma forte quebra na produção de máquinas. A indústria de produtos de madeira registou uma queda de 7,3%, a mais acentuada desde abril de 2020, depois da entrada em vigor de novas tarifas americanas a 14 de outubro.

Nos serviços, o impacto foi agravado por uma paralisação nacional dos trabalhadores dos Correios do Canadá e por uma greve de professores na província de Alberta.

Apesar destes números, o Banco do Canadá indicou que já esperava um crescimento fraco no último trimestre do ano. A instituição manteve a taxa diretora em 2,25% e considera que o nível atual ajuda a manter a inflação próxima da meta de 2%. Dados preliminares apontam para um crescimento de 0,1% em novembro.