Negociações formais sobre o CUSMA arrancam em janeiro

Foto: cpac

O Canadá vai iniciar em janeiro conversações formais com os Estados Unidos da América (EUA) para rever o acordo de comércio livre da América do Norte, numa fase considerada decisiva para o futuro das relações económicas entre os dois países.

Segundo o gabinete do primeiro-ministro Mark Carney, o ministro do Comércio Interno, Dominic LeBlanc, irá reunir-se com representantes americanos para discutir o Acordo Canadá–Estados Unidos–México, conhecido como CUSMA. O Governo federal confirmou ainda a intenção de procurar novos acordos comerciais ao longo do próximo ano, enquanto mantém informadas as províncias sobre a evolução das negociações.

A revisão do CUSMA surge num contexto de críticas por parte de Washington a várias políticas canadianas. Entre as principais preocupações apontadas pelos EUA estão o acesso ao mercado de produtos lácteos, regras aplicadas ao álcool, legislação sobre serviços digitais e medidas de contratação pública adotadas por algumas províncias. As autoridades americanas também têm levantado objeções a restrições impostas à distribuição de bebidas alcoólicas dos EUA, introduzidas em resposta a tarifas aplicadas anteriormente ao Canadá.

Carney garante que o Canadá entra neste processo com abertura ao diálogo, mas com linhas claras. “Continuamos firmes nessa posição”, afirmou, referindo-se à defesa da gestão da oferta. O Governo considera que uma maior coordenação económica pode trazer benefícios mútuos, tanto para trabalhadores canadianos como para consumidores americanos.

As discussões deverão também integrar negociações setoriais sobre tarifas, suspensas após divergências políticas no passado recente, e poderão influenciar áreas como a habitação nos EUA, onde o Canadá acredita poder contribuir para aliviar problemas de acessibilidade através do comércio de produtos florestais.