
Enquanto o Canada Post afirmou em novembro continuar a perder mais de mil milhões de dólares este ano, devido a disputas trabalhistas e negociações em curso, o CEO Doug Ettinger diz que a empresa pretende atingir o “equilíbrio financeiro” até 2030.
As expetativas foram apresentadas após o Canada Post ter apresentado novos planos para reformular os seus negócios em novembro ao ministro da Transformação Governamental, Obras Públicas e Aquisições, Joël Lightbound. O plano incluía uma lista de medidas-chave destinadas a ajudar a reduzir custos e modernizar as operações.
Ettinger admitiu que se trata de um plano ambicioso, mas acrescenta que foi elaborado com base no anúncio do ministro a 25 de setembro, bem como no conhecimento do setor.
Em setembro, Lightbound anunciou que o Canada Post teria permissão para encerrar a entrega de correspondência porta a porta em moradas individuais e fechar ou converter algumas agências postais, aumentar o uso de caixas de correio comunitárias e ampliar os prazos padrão de entrega de cartas.
Uma outra medida do Governo federal incluía a remoção de uma cláusula da legislação dos correios canadianos que previa tarifas postais reduzidas para livros e outros materiais enviados entre bibliotecas ou para utilizadores das bibliotecas.
No entanto, o Canada Post prometeu continuar com o programa, sublinhando que se trata de uma política importante que deve ser mantida sem dúvidas. O departamento de Serviços Públicos e Aquisições do Canadá também prometeu manter a tarifa especial para livros de biblioteca, afirmando que os Correios do Canadá “continuariam a receber compensação” pelo programa.
