Nova estratégia de segurança dos EUA gera reação em Ottawa

Foto: Facebook David McGuinty

O ministro da Defesa do Canadá, David McGuinty, afirmou que o Canadá está “a tomar nota” da nova Estratégia de Segurança Nacional americana e a gerir a relação em várias frentes. Disse ainda que o Governo federal vai continuar a trabalhar em estreita colaboração com os Estados Unidos da América (EUA) em matéria de defesa, segurança e inteligência.

McGuinty anunciou ainda um investimento de 2,9 milhões de dólares em satélites militares a serem usados para vigilância do Ártico.

Os comentários surgem após Donald Trump, Presidente dos EUA, ter anunciado a sua nova Estratégia de Segurança Nacional.

O Canadá é mencionado apenas uma vez na nova doutrina de Trump, juntamente com a Europa, o Japão, a Coreia, a Austrália e o México, em referência a um desequilíbrio comercial. O “perigo” para o país reside no facto de estar incluído nos planos dos EUA para dominar o Hemisfério Ocidental.

Na nova Estratégia de Segurança Nacional dos EUA, recentemente divulgada pela Casa Branca, o comércio é utilizado como arma para “fortalecer o poder e a preeminência dos EUA”.

A doutrina Trump levanta assim novas preocupações de que a soberania do Canadá ficará sob pressão económica e política ainda maior.