
Um novo relatório da empresa Inrix mostra que várias cidades canadianas continuam entre as piores do mundo no que toca ao trânsito. Nenhuma está no top 20, mas Montreal surge em 28.º lugar, Toronto em 34.º e Vancouver em 79.º.
O estudo analisou dados recolhidos entre janeiro e setembro de 2025 e mediu o número médio de horas que cada condutor perde por ano em hora de ponta.
Em Montreal, cada condutor perdeu, em média, 63 horas no trânsito – mais 9% do que em 2024. Em Toronto, foram 59 horas, uma ligeira melhoria face aos últimos anos. Em Vancouver, o valor manteve-se nas 46 horas, o mesmo que em 2024.
O relatório analisou também as deslocações vindas das zonas suburbanas até ao centro das cidades, como Mississauga, Markham, Pickering e Vaughan, no caso de Toronto, ou Surrey, Richmond, Burnaby e Coquitlam, no caso de Vancouver.
Uma métrica adicional foi a velocidade na parte final das viagens para o centro, normalmente o troço mais congestionado: cerca de 18 quilómetros por hora em Montreal, 16 quilómetros por hora em Toronto e 31 quilómetros por hora em Vancouver.
