
A Agência Canadiana de Habitação e Hipotecas (Canada Mortgage and Housing Corporation – CMHC) está a chamar a atenção para o peso das chamadas ‘development charges’ no preço das casas. São taxas municipais cobradas a quem constrói habitações, centros comerciais ou parques industriais, para pagar infraestruturas como água, estradas, parques, centros comunitários e serviços de emergência.
De acordo com novos dados da CMHC, estas taxas podem representar entre 8% e 16% do valor de uma casa nova, dependendo da cidade e do tipo de imóvel. Num apartamento de dois quartos, as ’development charges’ vão de cerca de 39.600 dólares por unidade em Ottawa até 121.500 em Markham. Em Toronto, uma moradia isolada pode pagar perto de 180.600 dólares. Especialistas lembram que estes custos acabam por ser passados para compradores e inquilinos.
O relatório mostra ainda desigualdades: em muitas cidades, os prédios de apartamentos pagam taxas muito mais altas do que os serviços de que realmente precisam ou utilizam.
Alguns especialistas defendem a revisão das taxas e mais apoio dos governos federal e provinciais às infraestruturas.
