Eleições de Hong Kong com taxa de participação 31,9%

Hong Kong, 07 dez 2025 (Lusa) – As eleições legislativas de Hong Kong registaram uma taxa de participação de 31,9%, de acordo com o gabinete eleitoral da cidade, ligeiramente superior à das eleições anteriores de 2021.

Cerca de 1,3 milhões dos 4,1 milhões de eleitores registados votaram, de acordo com os números oficiais publicados ‘online’ na madrugada de segunda-feira (horário de Hong Kong), tarde de domingo na Europa.

Esta votação decorreu sem os dois principais partidos pró-democracia: o Partido Cívico, dissolvido em 2023, e o Partido Democrata, em declínio.

O órgão responsável pelo combate à corrupção em Hong Kong informou ter prendido no domingo quatro pessoas por incitar outras a não votar ou a depositar cédulas nulas, elevando para 11 o número total de prisões por esses mesmos motivos.

A campanha eleitoral foi interrompida no final de novembro, pouco depois de um incêndio ter devastado os edifícios residenciais de Wang Fuk Court, no norte de Hong Kong, causando pelo menos 159 mortos.

Embora inicialmente o Executivo tenha ponderado a possibilidade de adiar as eleições depois do incêndio e dos três dias de luto e suspensão das atividades de campanha que se seguiram, acabou por decidir mantê-las na data prevista, argumentando que a realização demonstra maturidade institucional e que o processo pode coexistir com o respeito pelas vítimas e a gestão da emergência.

No total, 161 candidatos disputam 90 lugares: 51 em circunscrições territoriais, 60 em circunscrições funcionais e 50 designados pela Comissão Eleitoral, dominada por perfis afins ao governo central.

Os círculos funcionais representam grupos profissionais, setores comerciais ou interesses especiais específicos e apenas os eleitores registados nestes setores podem votar neles, o que tem suscitado críticas pela sua representatividade limitada a favor dos interesses corporativos e das elites.

AJR (APL) // MAG

Lusa/fim