SAÚDE PORTUGUESA PREPARADA PARA A INTERNACIONALIZAÇÃO – PAULO MACEDO

Rostock, Alemanha, 15 jul (Lusa) – A saúde portuguesa tem “todas as condições para a internacionalização”, defendeu hoje o responsável pela tutela, Paulo Macedo, durante a 11.ª conferência sobre economia da saúde, em Rostock, na Alemanha.

“Temos uma medicina de alta qualidade, equipamentos e estruturas públicas e privadas modernas, conhecimento científico e tecnológico avançado. Temos empresas tecnológicas de base saúde altamente diferenciadas, com caminho internacional de sucesso percorrido, onde a inovação é a sua matriz diferenciadora. A internacionalização tecnológica e científica, nomeadamente a investigação clínica e os ensaios clínicos são já hoje, e nesta fase, um motor em aceleração que turbina o ‘conhecimento'”, afirmou o governante.

Recordando aos 140 milhões de euros conseguidos de financiamento para a investigação em 2014 no programa Horizonte 2020, Paulo Macedo abordou também os acordos firmados entre os hospitais portugueses e instituições de caixas públicas de saúde de outros países ou seguradores internacionais.