Angola partilha experiência de promoção de emprego e Segurança Social com São Tomé e Príncipe

São Tomé, 25 nov 2025 (Lusa) – Angola vai partilhar experiências e ajudar na capacitação de quadros são-tomenses sobre promoção da empregabilidade, inspeção do trabalho e Segurança Social, segundo acordo assinado hoje pelos ministros da tutela dos dois países lusófonos africanos, na capital são-tomense.

O acordo foi assinado pela ministra da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social de Angola, Teresa Rodrigues Dias e o ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social de São Tomé e Príncipe, Tiny dos Ramos.

“Nós entendemos, de facto, que podemos trazer uma boa experiência para São Tomé, a capacitação dos seus quadros nessas áreas onde nós temos bastante estabilidade naquilo que são os nossos resultados, para que também possamos ajudar o nosso país, irmão, São Tomé e Príncipe, trazer essas experiências, e formar o seu pessoal”, declarou Teresa Rodrigues Dias que iniciou hoje uma visita de dois dias a São Tomé.

Segundo a ministra, o seu homólogo são-tomense quando esteve em Angola visitou os centros de formação profissional e o trabalho já feito em volta do fomento da empregabilidade e “ficou bastante surpreso com a dinâmica” em Angola e, consequentemente, viram a necessidade de formalizar o acordo.

A governante angolana sublinhou ainda que ao nível da Inspeção Geral do Trabalho, Angola também tem feito “um trabalho bastante reconhecido”, apesar de ter ainda “um caminho grande” a percorrer.

“Já conseguimos ter um setor empresarial em que é evidente a presença da nossa Inspeção Geral do Trabalho no domínio do cumprimento escrupuloso da Lei Geral do Trabalho e, acima de tudo, cumprimento escrupuloso dos acordos e aquelas leis decorrentes do salário mínimo nacional em que muitas empresas, às vezes, a coberto de quererem ter mais rentabilidade para si, não as cumprem”, pontuo Teresa Rodrigues Dias.

Teresa Dias sublinhou também que ao nível do Instituto Nacional de Segurança Social, Angola tem “um trabalho bastante estável, bastante modernizado”.

A governante Angola mostrou-se disponível para também “colher as experiências necessárias” de São Tomé e Príncipe “de forma muito aberta e modesta”, sobre as áreas abrangidas pelo protocolo.

O ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social de São Tomé e Príncipe, Tiny dos Ramos também saudou a assinatura do acordo, destacando a oportunidade de partilhar experiências visando a melhoria do que tem sido feito em cada país em matéria inspetiva, formativa e fomento da empregabilidade, olhando na perspetiva da digitalização.

Tiny dos Ramos, precisou que a parceria visa “engrandecer e melhorar o nosso contexto de trabalho, de solidariedade e os benefícios” que a comunidade e os cidadãos precisam para alcançar o bem-estar, a inclusão, a justiça social, e “a promoção à sustentabilidade económica de cada país”.

 

JYAF // ANP

Lusa/Fim